Sentes-te à beira das lágrimas num momento e incrivelmente feliz no momento seguinte? Sentes--te infeliz porque o teu corpo, outrora tão harmonioso, começou de repente a apresentar curvas por todos os lados? Tens uma obsessão por alguém que mora ao fundo da rua, com quem até há bem pouco tempo embirravas? Sentes que cresceste num dado momento e no momento seguinte apetece-te sentar-te ao colo da tua mãe? Se é assim que te sentes, não te preocupes nem penses que estás a enlouquecer; estás só a atravessar a puberdade! 

O que é a puberdade? 

Vive com alegria a fase mais esquisita da tua vida. A puberdade é o período em que se dá a transição — ao nível físico e mental — da infância para a idade adulta. Isto não quer dizer que te deites a medir 1,40 m e acordes no dia seguinte a medir 1,70 m — a puberdade demora um certo tempo: pelo menos cinco ou seis anos, que se traduzem noutros tantos de distúrbios. Há quem se sinta feliz com as alterações que acompanham a puberdade: 

Quando comecei a ter o período, fiquei muito feliz. Estava desejosa de que chegasse a minha vez, porque todas as minhas                 amigas já tinham tido o período há meses. Gilly (13) 

Eu não tinha peito nenhum e os rapazes chamavam-me «ovo estrelado». Até que um dia notei que ele tinha crescido — não muito, mas o suficiente para acabar com as piadas estúpidas. Anna (13) 

Eu era muito baixo e toda a gente se metia comigo por causa do meu tamanho. De repente cresci. Agora sinto-me outro e já ninguém me chateia. Jack (14) 

Mas também há quem não se sinta feliz com as mudanças da puberdade: 

Eu tinha boa pele. Olhem para mim agora: borbulhas e pontos negros por todo o lado! Estou horrível. Quando vejo fotografias minhas do ano passado, só me apetece chorar. Que injustiça! Lisa (12) 

Quando comecei a crescer, engordei. A minha mãe diz que isso passa, mas eu odeio estar assim. Sinto-me gorda e, por mais que faça, não consigo ver-me livre da gordura. Gemma (13) 

Tenho tantas borbulhas e tantos pêlos na cara! Sei muito bem que estou horroroso. Que rapariga irá olhar para mim duas vezes? Mike (14) 

É difícil prever como e quando a puberdade te irá afectar. Pode acontecer que o teu melhor amigo inicie o período de crescimento uns bons dois anos antes de ti, ou então seres tu a primeira da aula a ter o período. Até é difícil prever a altura em que isso venha a acontecer, se bem que possas ter uma ideia olhando para os teus pais, pois é a sua configuração biológica que determina certas características do teu corpo. Por exemplo, se os teus pais forem ambos baixos e tiverem cabelo castanho, é pouco provável (mas não impossível, graças aos pais deles ou aos pais dos pais deles) que tenhas olhos azuis e venhas a medir 1,80 m! Se tiveres muita curiosidade em saber as alterações que o teu corpo virá a sofrer e quando começarão elas a surgir, experimenta perguntar aos teus pais quando notaram neles essas alterações pela primeira vez. Assim ficarás com uma ideia do que te espera. 

O que acontece durante a puberdade? 

A puberdade é um período de crescimento rápido, tanto para os rapazes como para as raparigas. O corpo muda de forma, o sistema reprodutivo amadurece e começam a surgir outras características sexuais, tais como os pêlos púbicos (pêlos que crescem na zona genital). O processo demora entre três e cinco anos, umas vezes mais, outras vezes menos. 
Durante a puberdade, as raparigas podem contar com: 
  • Desenvolvimento dos seios; 
  • Pêlos púbicos; 
  • Período de crescimento rápido; 
  • Alargamento das ancas — que se traduz numa silhueta mais curvilínea; 
  • Formação de glândulas sudoríferas adultas — que se traduz num aumento de transpiração e de odor corporal; 
  • Período; 
  • Pêlos nas axilas; 
  • Borbulhas; 
  • Mais gordura corporal. 
Durante a puberdade, os rapazes podem contar com: 
  • Crescimento dos testículos; 
  • Pêlos púbicos; 
  • Glândulas sudoríferas activas; 
  • Período de rápido crescimento; 
  • Ejaculação de sémen; 
  • Pêlos na cara; 
  • Borbulhas; 
  • Quebras de voz (a voz torna-se mais grave à medida que a caixa vocal vai aumentando de tamanho). 

Por que acontece a puberdade? 

As responsáveis pela puberdade são as nossas hormonas. As hormonas são produtos químicos libertados pelo cérebro, que estimulam o crescimento e o desenvolvimento do nosso corpo e dos nossos órgãos sexuais. 

Por volta dos 10 anos nas raparigas e dos 12 nos rapazes, a glândula pituitária, localizada na base do cérebro, liberta uma hormona que, por sua vez, vai activar hormonas sexuais específicas que determinarão o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Nos rapazes, esta hormona sexual chama-se «testosterona» e nas raparigas «estrogénio». 

A testosterona é a hormona responsável pela produção de esperma e o estrogénio é a hormona responsável pelo desenvolvimento dos seios e pelo início do período. 

As hormonas provocam toda uma série de alterações no corpo, como por exemplo, as mudanças súbitas de humor, que fazem com que sintas irritação, tristeza, infelicidade ou depressão. O que acontece é que as hormonas necessitam de um certo tempo para se instalarem e encontrarem o equilíbrio correcto, e é por isso que sentes incomodidade durante algum tempo.

In: NAYK, Anita – Sexo, Tudo o que precisas saber. Colecção Geração Fixe, Gradiva, 2001