Aparelho reprodutor feminino

O aparelho genital feminino é constituído por uma série de órgãos externos e internos que permitem à mulher desempenhar as suas funções: sexual e reprodutora.
Estes órgãos encontram-se alojados na região inferior do abdómen e estão protegidos pelo osso pélvico. A sua ligação com o exterior é feita através da vagina que consiste num órgão elástico, com cerca de 10-12 cm de comprimento e que se situa por baixo da bexiga. Esta encontra-se inclinada para baixo na direcção da vulva, tendo a forma de tubo estreito na entrada, mas bastante mais larga no seu interior. 
Entre a uretra e o ânus fica a entrada da vagina que se encontra encoberta pelos pequenos e os grandes lábios. A parte superior da vagina une-se ao útero através de um canal muito fino que se designa por colo do útero. 
O útero é um órgão musculoso e oco, com a forma de uma pêra invertida, onde o embrião se acomoda, cresce e se desenvolve. Encontra-se na parte superior da vagina, entre a bexiga, pela frente, e o reto, por trás. 
Da parte superior do útero partem dois canais delgados, as trompas de Falópio, cada uma em direcção a um dos ovários, sendo estes os órgãos que armazenam e libertam os óvulos.